Você sabe o que é tecnologia RFID?

Agilidade, organização e eficiência fazem parte do objetivo de muitas empresas, e para isso é preciso inovar e buscar as melhores tecnologias disponíveis.

A tecnologia RFID é um dos exemplos de modernização na cadeia logística, capaz de promover diversos benefícios no que diz respeito a controle logístico e experiências diferenciadas ao cliente. Ainda não sabe muito bem do que se trata? Continue lendo para entender melhor como essa tecnologia pode ser utilizada.

O que é RFID

A sigla RFID vem de Radio Frequency Identification (em inglês), que pode ser traduzida como Identificação por Radiofrequência, ou seja, utilização de ondas de rádio. Trata-se de uma tecnologia que visa facilitar a identificação de produtos e o registro de informações técnicas dos mesmos, possibilitando o rastreamento de cada unidade, a absorção de dados confiáveis e a otimização de diversas etapas no processo de logística.

Para implementar essa tecnologia, é utilizada uma antena capaz de captar informações, um microchip responsável pela captura de dados e um transponder (ou TAG) responsável pela proteção das informações.

Para o funcionamento no dia a dia da empresa, é necessário utilizar etiquetas específicas para RFID, impressoras focadas nessa tecnologia, bem como antenas e leitores, além de um sistema de gestão para gerenciamento de dados.

Nas etiquetas dos produtos ficam registradas informações como dados do fabricante, número de série e lote. A diferença entre essas etiquetas e um código de barras é que elas dispensam a necessidade de contato físico com o leitor, de modo que a análise dos dados possa ser feita a certa distância. Além de tornar o processo mais ágil, também facilita o rastreamento dos produtos, evitando perdas e extravios e ajudando em casos de furto ou roubo.

Aplicabilidade na logística

A modernização e otimização dos processos logísticos por meio da tecnologia RFID pode se dar de diversas formas. Entre elas, podemos destacar sua aplicabilidade no controle de estoque e inventário. Por meio da instalação de antenas para leitura no local de armazenamento de produtos, é possível ter acesso a tudo que entra e sai.

Isso elimina a necessidade de contabilizar periodicamente o estoque e todo o trabalho manual envolvido nessa atividade, promovendo mais agilidade e evitando erros.

O uso de leitores de RFID facilita o registro de entrada e saída de itens dos armazéns, fazendo a codificação da identificação e registrando no sistema as informações contidas nas etiquetas dos produtos, como o momento exato de entrada ou que veículo está transportando após a saída.

Outra aplicação importante da tecnologia RFID é no rastreio de produtos em transporte, que pode ser realizado em tempo real. Se o rastreamento, por exemplo, apontar que parte de uma carga está em local diferente do veículo em que deveria estar sendo transportada, é possível identificar uma tentativa de extravio ou roubo e rapidamente os gestores podem intervir e tentar solucionar a questão.

Por fim, as etiquetas também podem ser uma ferramenta para atestar a procedência de um item e evitar a falsificação de produtos.

Agora você já sabe o que é tecnologia RFID, mas não vá embora ainda. Queremos te convidar para ler outro de nossos artigos, que explica o que significa logística elástica. Acreditamos que o conteúdo pode ser útil para você!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço