Torre de Controle e Gestão 4.0

Já falamos aqui em outra ocasião sobre o processo de digitalização que vem ocorrendo nos mais diversos setores, o que inclui o de logística. E isso se faz cada vez mais necessário, num contexto em que cada empresa tem que se diferenciar das demais com alguma vantagem competitiva.

Na cadeia logística, o uso de novas ferramentas e tecnologias tem como principal objetivo enxugar os custos, prevenir gargalos e promover mais controle e visibilidade total dos processos.

É aí que entra a Torre de Controle e a gestão 4.0. Confira a seguir uma explicação melhor sobre o assunto.

O que é uma Torre de Controle

A chamada era da revolução 4.0 se caracteriza por uma grande quantidade de tecnologia, inteligência de processos e dados à disposição.

O conceito de torre de controle vem da aviação, em que representa aquilo que garante um voo tranquilo, de modo que ocorra na prática exatamente o que foi planejado.

Na logística, essa ferramenta também é conhecida como Control Tower, Central de integração ou Central de operações e controle. Isso porque seu papel é concentrar em uma mesma “central de inteligência” todos os conceitos da logística 4.0 responsáveis por uma cadeia produtiva eficiente e com menos custos, o que inclui pessoas, processos, métodos e tecnologias.

Vantagens

Destacamos alguns dos principais motivos que tornam a implementação da Torre de Controle e gestão 4.0 algo vantajoso para uma empresa.

O primeiro deles é que a Torre de controle promove uma gestão em que a tomada de decisão é pautada por números e não apenas por “feeling”, ou seja, feita a partir de dados e fatos, o que garante melhor execução na operação.

Inclusive, é importante destacar que a Torre promove uma visibilidade total da cadeia de suprimentos, o que significa que passa pelo planejamento e vai até a entrega final do produto. Dessa forma, a Torre também atua na prevenção de gargalos, pois com a roteirização dos processos e monitoramento em tempo real, a operação se torna mais previsível e as rupturas e outras adversidades são antevistas.

Outra grande vantagem da Torre é o controle de todos os elos que formam a cadeia logística, como estoque, movimentações, carregamentos, descargas, etc, de modo a garantir que os procedimentos sejam seguidos e respeitados – o que significa que ela é também uma central de segurança, tanto dos dados operacionais quanto das pessoas envolvidas.

Outro grande benefício da Torre de controle é a padronização dos processos, garantindo que tudo fique registrado e mapeado. Isso, inclusive, favorece a melhoria contínua dos processos.

O uso da ferramenta ainda torna a operação dentro da empresa mais eficaz, ou seja, os objetivos são atingidos exigindo menos emprego de recursos, o que inclui capital, mão de obra, tempo e energia.

Por fim, mas não menos importante, a redução dos custos é uma grande vantagem do uso da Torre de controle, que é o resultado da eliminação de desperdícios, como movimentações desnecessárias e tempo improdutivo, e do aumento na eficiência e produtividade operacional.

Gostou desse conteúdo? Então, antes de ir embora, sugerimos que leia também nosso post que fala um pouco mais sobre a digitalização da logística.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço