Tecnologias para galpões logísticos

O setor logístico tem recorrido ao uso de diferentes tecnologias no intuito de buscar mais segurança e eficiência em seus processos, bem como redução de custos no armazenamento e nas entregas.

Um dos principais motivos que despertou o setor para se expandir e profissionalizar a cada dia foi a popularização e crescimento das compras online. Hoje em dia, os galpões logísticos têm se tornado mais tecnológicos para conseguir atender às demandas do mercado, visando oferecer melhores preços de frete e menor tempo de entrega para o cliente final.

O ponto é que o processo não é tão simples quanto parece, ao se pensar que a entrega consiste apenas em retirar um produto em determinado local e levar até outro. A verdade é que as empresas precisam garantir que os produtos cheguem ao destino certo sem desvios e incidentes, evitando falhas de operação e problemas como furtos de mercadorias.

Conheça a seguir algumas das principais tecnologias que têm sido utilizadas hoje em dia.

Rastreamento visual de mercadorias

O uso de câmeras de vídeo IP tem sido visto atualmente como uma boa estratégia para garantir o aperfeiçoamento das operações logísticas, possibilitando mais agilidade e eficiência, além de, consequentemente, redução de custos.

Isso porque é uma maneira eficiente de monitorar produtos e processos, pois fornece acesso a imagens capazes de mostrar todo o trajeto de um produto dentro do galpão logístico e a ocorrência de falhas que possam ocasionar danos às mercadorias.

As câmeras de hoje possuem qualidade cada vez melhor, oferecendo dados em alta resolução, mesmo quando captados em ambiente com pouca iluminação.

Proteção perimetral

Utilizar tecnologias para resguardar os arredores dos galpões logísticos é uma solução inteligente e importante.

Muitos centros logísticos são alvo de invasões por causa da circulação de mercadorias com alto valor agregado. Sendo assim, cada vez mais faz-se necessário investir em ferramentas que garantam a segurança e proteção de colaboradores e bens. E algumas tecnologias podem ser utilizadas com o propósito de tornar a operação proativa, atuando na prevenção de problemas.

A combinação de câmeras de vídeo IP e analíticos de vídeo é uma forma de não apenas capturar imagens, mas também detectar com mais precisão carros, pessoas e objetos, além de filtrar movimentos para evitar alarmes falsos.

Alertas em tempo real

Além de câmeras e imagens de vídeo com registros de tudo o que acontece no galpão e em seus arredores, muitas empresas têm investido também em soluções de áudio IP, capazes de enviar alertas pré-gravados ou mesmo feitos em tempo real para comunicar sobre situações que exigem atenção ou intervenção. Como exemplo, tem-se a entrada não autorizada de pessoas em áreas restritas, aproximação de algo suspeito no perímetro ou ainda a presença de colaboradores sem os equipamentos obrigatórios de proteção. Dessa forma, os responsáveis pela resolução de problemas ganham mais agilidade e eficácia.

Agora que você já sabe mais sobre as tecnologias utilizadas atualmente nos galpões logísticos, queremos te convidar para ler mais um de nossos posts que fala sobre o setor: Boas práticas para a gestão de armazéns.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço