Boas práticas para a gestão de armazéns

Uma boa gestão de armazém é extremamente importante para garantir o sucesso da cadeia logística, e algumas práticas podem promover economia de tempo, melhor controle de estoque, otimização dos fluxos e diversos outros benefícios.

Além de mais organizada, a empresa que aplica tais práticas gerencia de forma mais lógica e eficiente, e a consequência é um alto desempenho e melhores resultados.

Acompanhe a seguir algumas dessas boas práticas que podem ser um diferencial na gestão de armazenagem.

Planejamento

Não é novidade que planejar é uma boa prática em qualquer setor de uma empresa, mas é importante destacar que a gestão de armazéns não pode ser feita com base no improviso, conforme o surgimento de novas demandas.

Pelo contrário, as ações nesse departamento devem ser minuciosamente planejadas, tanto para promover tranquilidade no decorrer dos processos quanto para prever e evitar possíveis problemas.

Definição de layout

O layout da gestão do armazém é um ponto que exige atenção, pois interfere diretamente na otimização do fluxo de trabalho. Esse layout precisa ser projetado após uma análise funcional que siga as etapas dos fluxos de materiais e reflita as características e tipologia da instalação e de todos os seus componentes.

A ideia é que essa definição favoreça que tudo que seja procurado dentro do armazém seja encontrado no menor tempo possível, o que garante agilidade nos processos e cumprimento de prazos previstos.

Por menores que sejam os atrasos entre as etapas dos processos, isso se acumula e pode provocar uma “bola de neve”. Por causa disso é tão importante que a alocação de itens siga um padrão com base nas demandas de chegadas e saídas, além de detalhes como peso, tamanho e perecibilidade.

Mapeamento de processos

Para garantir uma otimização nos processos, é fundamental mapeá-los para facilitar a identificação de possíveis gargalos. O mapeamento faz com que o gestor perceba quais processos estão favorecendo ou comprometendo o fluxo do trabalho, o que permite descartes e substituições.

Outro ponto importante nessa prática é que ela favorece a verificação dos recursos destinados à concretização de cada um dos processos, o que permite que se perceba desperdício de materiais e até mesmo profissionais ociosos em determinadas funções.

Treinamento da equipe

Todos os colaboradores envolvidos nas mais diversas funções dentro do armazém precisam conhecer todo o seu funcionamento e saber como é o trabalho realizado por cada uma das equipes.

Essa prática favorece a sintonia entre todas as partes, que passam a ter conhecimento não apenas sobre suas próprias tarefas, mas sobre tudo que acontece ao longo da cadeia. Pessoas bem treinadas são mais produtivas e empenhadas em atingir os resultados que a empresa planeja.

Bom uso da tecnologia

A maioria das empresas hoje já funcionam utilizando ferramentas modernas e com tecnologia de ponta para obter mais eficácia nos seus processos. Mas muitas ainda não conhecem todos os benefícios que um bom sistema de gestão pode oferecer.

Um sistema do tipo WMS (do inglês Warehouse Management System, ou, traduzido, Sistema de Gerenciamento de Armazém) é capaz de oferecer excelentes soluções, otimização do espaço destinado ao armazenamento de produtos, automatização de uma série de processos, redução de custos e diretivas inteligentes para garantir o sucesso do negócio.

Agora que você já conhece quais são as melhores práticas na gestão de armazém, queremos sugerir que acompanhe nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn. Dessa maneira, você ficará por dentro de todas as notícias e novidades sobre o mercado que trazemos por aqui.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço