Gestão de riscos na logística

Gestão de riscos é um assunto importante dentro de qualquer tipo de empresa, afinal, nas mais diversas áreas, todo negócio funciona exposto a certos tipos de risco. No setor de logística não é diferente, e algumas situações podem colocar suas operações em risco e acarretar possíveis prejuízos.

Continue lendo e entenda melhor quais são os perigos que envolvem essa área de atuação e qual a importância da gestão de riscos para prevenir que isso afete os resultados financeiros de seu negócio.

O que é

A gestão de riscos logísticos consiste em um mapeamento dos possíveis riscos aos quais a empresa está sujeita e na criação de um plano de ações para preveni-los, tendo como foco a segurança e saúde do negócio.

Na logística, geralmente essa gestão trabalha em prol da redução de danos desde o início de seus processos, como na aquisição e recebimento de matéria-prima por parte de fornecedores, passando pelas etapas de armazenamento, transporte de cargas e entrega de produtos aos clientes.

Isso significa que a empresa desenvolve um planejamento que visa otimizar seu desempenho, com o objetivo de atingir um nível de rapidez e economia que garanta que a fábrica receberá corretamente sua matéria-prima e o consumidor receberá os produtos finalizados de maneira segura.

Riscos logísticos

Destacando alguns dos principais riscos do setor, temos:

  • Falhas nos processos e no uso de equipamentos

Algumas empresas tendem a não atualizar seus processos e insistem em utilizar programas e softwares ultrapassados em sua gestão, o que torna mais difícil lidar com a administração do estoque e com a resolução de gargalos, por exemplo.

Trabalhar sem se preocupar com a manutenção de máquinas e frota é outro ponto que pode resultar em atrasos e prejuízos, além de colocar em risco a segurança dos colaboradores.

Vale dizer que grande parte dos acidentes de trânsito são ocasionados pela falta de manutenção de veículos e consequentes defeitos mecânicos.

  • Falhas no armazenamento

É fundamental considerar que uma empresa que opera com diferentes tipos de produto precisa se atentar com as condições adequadas de armazenamento de cada um deles. Alimentos, por exemplo, geralmente têm a temperatura ideal de armazenamento e, se a mesma não for seguida, o resultado pode ser uma carga inteira estragada. O despreparo dos colaboradores e a falta de espaço e infraestrutura são alguns pontos envolvidos nesse tipo de situação.

  • Roubo de cargas

Esse é um problema recorrente no Brasil e que gera muitos prejuízos no setor logístico. Por isso é fundamental que as empresas se empenhem na prevenção e desenvolva estratégias para preservar a segurança de seus colaboradores e de suas cargas.

Uma excelente forma de realizar uma boa gestão de riscos logísticos é criando um processo baseado em três etapas: identificação, análise e mitigação dos riscos.

Os riscos que apontamos anteriormente não são necessariamente uma regra para todas as empresas, e outros que não foram citados podem existir também. Por isso é fundamental que sejam listados e analisados antes de partir para o planejamento de ações que poderão mitigá-los. Dentre as soluções que têm sido utilizadas por muitas organizações está a automação de processos e a digitalização da logística. Publicamos um conteúdo sobre esse assunto recentemente e você pode conferir clicando aqui!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço