Como otimizar o tempo nos processos logísticos

Conseguir otimizar o tempo nos processos logísticos é um dos grandes desafios das empresas que atuam no setor. Isso porque ganhar tempo afeta diretamente no aumento da produtividade e na redução de custos do negócio.

A ideia de otimização consiste em fazer com que a operação leve menos tempo para conseguir concluir a mesma quantidade de atividades.

Um processo logístico longo e muito demorado prejudica não apenas o negócio, mas também a imagem da empresa com o cliente. No cenário econômico atual, mais do que aumentar a qualidade dos produtos e serviços, é imprescindível que as companhias de logística e distribuição consigam também melhorar os seus prazos.

O que fazer?

A automação de processos por meio de softwares e sistemas é uma das principais ferramentas para oferecer agilidade às empresas. Mas algumas outras ações também podem ajudar na otimização do tempo.

Um dos primeiros passos que devem ser tomados é a definição de metas e objetivos, que precisam ser claros e alcançáveis. Também é primordial nessa etapa estabelecer parâmetros para o acompanhamento do processo logístico.

A comunicação entre os envolvidos nos processos também tem grande importância na logística, por isso é indicado investir em ferramentas que possam facilitar a comunicação e qualificar os dados disponibilizados.

Os fornecedores são personagens de grande influência nos resultados, por isso também é fundamental conseguir identificar fornecedores comprometidos com a entrega dos insumos e capazes de se ajustarem às demandas da empresa e seus prazos.

A propósito, a empresa precisa considerar as demandas, necessidades e particularidades de cada etapa do processo logístico, dando atenção a cada uma delas e identificando os pontos fortes e fracos da operação. É interessante utilizar métodos de análise para essa tarefa, visando priorizar investimentos de recursos nos principais gargalos da cadeia de suprimentos.

É preciso ainda que a organização se dedique a aprimorar o controle e gestão de estoque, considerando sua capacidade produtiva e a previsão de demandas. Isso vale, inclusive, para as demandas sazonais, que são tanto um desafio como uma grande oportunidade.

Outro ponto que merece atenção quando o assunto é otimização de tempo é a necessidade de agilidade na tomada de decisões, que precisa ser feita baseada em informações confiáveis e precisas. Para isso, é essencial conseguir manter atualizados todos os dados sobre estoque disponível, necessidade de insumos, prazos de produção e logística de transporte.

Com relação ao uso de tecnologias, vale investir para automatizar atividades operacionais, de modo a otimizar os fluxos internos e ter a possibilidade de dedicar mais tempo à parte de inteligência do processo logístico.

Empresas que saem à frente no quesito ganhar tempo geralmente apostam em sistemas de gestão de armazém, gestão de frotas, controle de entregas, roteirização e gerenciamento de riscos.

Por fim, trabalhar no monitoramento dos transportes e garantir que as entregas sejam feitas no prazo, com mercadorias sem avarias, é uma das principais formas de alcançar a satisfação do cliente. Por isso é tão importante apostar em inovação e tecnologias que aumentem a performance logística e criem um ambiente competitivo para a organização.

Gostou das nossas dicas? Seguindo cada uma delas será mais fácil otimizar o tempo nos processos logísticos. Se esse é um assunto do seu interesse, não vá embora ainda. Temos diversos outros artigos que podem ser úteis, como o que ensina sobre a importância do inventário de estoque. Não deixe de conferir!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço