Você sabe o que é cross docking?

Embora essa prática operacional não seja exatamente nova, o cross docking tem se popularizado hoje em dia, especialmente por causa dos avanços tecnológicos que o setor de logística vem experimentando.

Além disso, vivemos uma época em que as pessoas têm cada vez mais pressa para receber suas encomendas, o que significa que a busca por mais eficácia nos processos de distribuição de produtos segue num ritmo frenético.

Continue lendo para entender melhor o que é cross docking e quais as vantagens da utilização dessa estratégia.

O que é cross docking

Se formos considerar a tradução literal do termo, cross docking significa “cruzamento de docas”. Ou seja, a estratégia logística diz respeito a uma otimização da distribuição de mercadorias por meio de um sistema diferenciado, no qual uma carga chega ao centro de distribuição e já existe um planejamento para que ela seja separada e enviada ao destinatário imediatamente ou, no mais tardar, em 24 horas.

A proposta do cross docking é reduzir ao máximo ou até mesmo eliminar a estocagem de produtos, o que modifica os conceitos mais tradicionais de armazenamento.

Assim sendo, a ideia é que os materiais que chegam em um transporte até um lugar físico, seja logo despachado e direcionado para outro transporte, que o movimentará para outro destino, evitando que sejam necessárias todas as operações de armazenagem.

Enquanto no modelo tradicional o armazém funciona como uma espécie de elo entre fornecedores e consumidores, de modo que a oferta acontece primeiro e a mercadoria fica parada até que haja demanda, no cross docking o material sai do fornecedor para um conjunto de docas, onde é separado e organizado de acordo com pedidos já feitos, partindo em seguida para os destinos finais.

É importante dizer que embora o modelo de movimentação contínua seja o mais comum na prática de cross docking, há também a modalidade chamada de movimentação consolidada ou movimentação híbrida, que ocorre quando um cliente faz um pedido com mais de um produto e estes não chegam ao mesmo tempo nas docas, sendo preferível que uma mercadoria seja direcionada para o estoque até que o restante chegue para que sejam enviados em uma mesma remessa.

Vantagens

A primeira grande vantagem que merece ser citada é a redução de custos operacionais. Essa modalidade requer apenas um espaço para separação de pedidos, dispensando a necessidade de um local para armazenamento de produtos. Isso significa otimização e até mesmo eliminação de estoque, consequentemente, quer dizer que há redução nas despesas.

Outro ponto é que essa dinâmica de trabalho é mais enxuta e garante mais agilidade nas entregas, já que não há armazenamento e as mercadorias só precisam passar pelas etapas de conferência, separação e, a seguir, envio para os clientes.

Além disso, se as cargas ficam menos tempo nos centros de distribuição, também ficam menos expostas a furtos, reduzindo este que é um dos grandes problemas enfrentados pelos armazéns: o roubo de produtos em estoque.

Por fim, vale destacar que o cross docking ainda se propõe a melhorar o aproveitamento dos veículos da frota, pois as mercadorias são organizadas de acordo com rotas comuns destinadas a determinada localidade, o que resulta tanto em mais eficiência da transportadora quanto em redução de custos.

Se você gostou desse conteúdo, acreditamos que também poderá se interessar pelo nosso artigo que fala sobre a importância da gestão de estoque. Não deixe de conferir!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço