Projeções de crescimento do segmento de transporte para 2021

Apesar de alguns setores terem sofrido bastante impacto com a pandemia em 2020, como os de serviços, turismo e eventos, o Brasil não chegou exatamente à crise econômica prevista por muitos.

Especialistas acreditam que o que minimizou o impacto na economia foi o auxílio oferecido pelo governo, que permitiu que as pessoas continuassem comprando, mesmo em meio à crise, e o fato de que houve restrições para as viagens internacionais. De acordo com operadoras de cartão de crédito, os brasileiros costumam gastar aproximadamente R$ 2,5 bilhões por ano no exterior. Como isso não foi possível em 2020, o consumo foi mais direcionado para o mercado nacional, o que manteve o comércio funcionando, especialmente de maneira digital.

Considerado o “termômetro” da economia brasileira, o segmento de transporte sofreu uma queda no faturamento entre os meses de abril e maio, mas, a partir de junho, começou a se recuperar.

O que esperar para 2021

O transporte rodoviário de cargas é fundamental para a economia nacional. O Brasil, de acordo com o Banco Mundial, tem a quarta maior infraestrutura de estradas do mundo, com mais de 1,5 milhão de estradas. Por elas passam aproximadamente 56% das cargas nacionais.

Embora 2021 tenha começado cercado de incertezas para a economia, por causa do fim do auxílio emergencial e um possível retorno das pessoas ao turismo internacional, a expectativa para o segmento de transporte está envolta em otimismo.

A chegada da vacina e a flexibilização das medidas de isolamento social criam um cenário positivo. O crescimento do e-commerce e de alguns setores, como o de supermercados e de materiais de construção, também contribui para essa projeção. Além disso, existe uma expectativa de safras recordes no agronegócio para esse ano, que é o setor considerado o pilar da economia nacional atualmente.

O PIB Agro tem uma projeção de crescer 4,2% em 2021, com um VBP (Valor Bruto de Exportação) alcançando a marca de 900 bilhões de reais. De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a previsão é de que a safra de grãos seja 3,5% maior do que a anterior, batendo recorde de 265 milhões de toneladas.

O aquecimento do mercado interno e aumento na produção e exportações significa mais demanda para o setor de logística e transporte. Dessa forma, as projeções de crescimento e melhora superam as incertezas.

Além do agronegócio, o crescimento da construção civil também tem chamado a atenção e permitido ao setor de transporte esperar um ano melhor. O segmento também provoca aquecimento na economia do país e impacta positivamente as empresas de logística.

Por fim, vale dizer que as taxas de juros baixas também apontam para um cenário de retomada no consumo em alguns setores e expansão para outros. As novas formas de comercialização e negociação ainda prometem geração de empregos diretos e indiretos, outro sinal de melhoria na economia.

Por tudo isso, acreditamos que o segmento de transporte e logística pode, sim, se manter otimista para o ano de 2021.

Se você tem interesse em receber no seu e-mail notícias e informações como essa, sobre o setor de transporte e logística, inscreva-se em nossa newsletter.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço