Você sabe o que é telemática?

O mercado de telemática comercial brasileiro é considerado o mais forte da América Latina. Ainda assim, estima-se que há grandes oportunidades de escalar essa tecnologia. Antes vista simplesmente como uma ferramenta para geolocalização, a evolução das capacidades das soluções telemáticas a transformou em um componente fundamental para o setor de transporte, que vem passando por uma significativa transformação a nível global.

Duas necessidades bastante nítidas no setor de transportes no país é melhorar tanto a segurança quanto a sustentabilidade da frota, tendo em vista a quantidade de acidentes registrados nas rodovias brasileiras.

A adoção de uma plataforma telemática fornece aos gestores de frotas uma melhor compreensão das atitudes e práticas dos motoristas, o que ajuda a identificar comportamentos de risco e a implementar iniciativas de segurança mais estratégicas e eficazes.

Saiba mais sobre os recursos e as vantagens da telemática a seguir.

O que é telemática

Trata-se de uma tecnologia capaz de mostrar dados sobre o status de um veículo à distância, com a ajuda de um sistema de telecomunicações.

A palavra telemática é o resultado da junção de outras duas: telecomunicações e informática. Ela é usada para caracterizar um sistema que transmite dados por uma rede de telecomunicações, tanto em formato de texto quanto imagem ou som.

Podemos dizer então que a telemática é o conjunto de tecnologias por trás de sistemas que permitem a comunicação à distância entre dois dispositivos diferentes por meio de uma rede de telecomunicações.

No contexto dos transportes, a telemática geralmente é utilizada em sistemas de rastreamento veicular e telemetria. No caso de utilização em uma gestão de frotas, ela permite, por exemplo, que o gestor consiga saber em tempo real diversas informações sobre um veículo, como onde ele está e quanto de combustível está gastando no momento. Além de mais segurança, esse recurso promove mais eficiência nas operações.

Benefícios para a gestão de frotas

A tecnologia telemática tem ainda um importante papel quando o assunto é sustentabilidade, já que pode ajudar a reduzir as emissões de CO2, reduzir o uso da marcha lenta e a direção ineficiente, melhorar a otimização das rotas e possibilitar uma manutenção mais proativa dos veículos.

Devido ao aumento do custo do diesel no país, as soluções telemáticas também têm se tornado fundamentais por fornecerem relatórios de eficiência de combustível e dados sobre uso do motor e consumo. Dessa forma, o gestor pode providenciar treinamento adequado aos motoristas, visando reduzir o tempo de inatividade e utilização de rotas mais eficientes.

Por fim, os recursos da telemática podem ajudar o motorista a escapar de congestionamentos e ser mais ágil nas entregas. O gestor consegue ainda saber como está o desempenho dos elementos do veículo, como suspensão, freio e motor, além de que atitudes o motorista deve tomar para evitar o desgaste de partes do caminhão, como pastilhas de freio e pneus.

Gostou de saber um pouco mais sobre telemática? Sugerimos que siga nossas redes sociais — LinkedIn e Facebook — para ficar por dentro de tudo o que falamos por aqui.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço