Você sabe como funciona um condomínio logístico?

O setor de logística segue passando por transformações e inovações que visam otimização nos processos, mais praticidade na gestão de estoque e redução de custos com armazenagem.

A utilização de um condomínio logístico tem se mostrado uma boa alternativa para as empresas que buscam um bom custo-benefício, afinal, trata-se de um espaço que oferece diversas vantagens. Continue lendo e entenda melhor como é o seu funcionamento.

O que é um condomínio logístico

É chamado de condomínio logístico um complexo que hospeda, em um mesmo lugar, as operações logísticas de várias empresas. Trata-se de um conjunto de galpões, ficando cada empresa instalada em um galpão diferente e todas juntas dividindo os custos do espaço.

A proposta dos condomínios é facilitar os processos logísticos, como armazenamento e transporte, por isso geralmente estão localizados próximos a rodovias, seja nos polos industriais ou em capitais e regiões metropolitanas.

Tipos de condomínio logístico

Atualmente, existem no mercado diferentes modelos de condomínios, cada um atendendo necessidades específicas e se adequando a diferentes tipos de empresas. Dentre eles, destacamos três:

  • Misto

Geralmente utilizado por centros de distribuição de grandes redes varejistas, esse modelo de condomínio é projetado considerando tanto a estocagem quanto a movimentação das cargas, o que o torna adequado a receber qualquer tipo de processo produtivo.

  • Flex

Nesse modelo, os galpões são padronizados e os serviços são compartilhados por várias empresas. Sua estrutura geralmente é flexível, tornando esse tipo de condomínio apto a atender diferentes demandas.

  • Cross-docking

Mais utilizado por transportadoras, esse modelo não é desenvolvido com foco em estoque e armazenamento de cargas. Seu principal objetivo é facilitar o transporte de mercadorias, por isso sua construção é voltada para otimizar a movimentação das cargas.

Vantagens para as empresas

Fazendo uma comparação com o galpão de rua, percebemos algumas vantagens que tornam o condomínio logístico uma ótima opção para empresas.

Além de uma localização estratégica e alta eficiência operacional, um grande benefício dos condomínios é a infraestrutura, pois oferecem espaço para grandes estoques e, melhor ainda, mais segurança para as mercadorias.

Outro ponto que merece destaque é a oferta de serviços importantes como portaria, estacionamento, limpeza, manutenção e refeitório, e o compartilhamento de custos desses itens com outras companhias.

Mais modernidade e tecnologia também é um diferencial dos condomínios, o que melhora a eficiência logística das empresas, com otimização de rotas, redução no tempo de entrega e, consequentemente, elevação nas margens de lucros operacionais.

Ao se tratar da economia que os galpões em condomínio logístico proporcionam, podemos citar o fato de que a locação do espaço entra como despesa operacional, o que pode até mesmo gerar benefícios tributários para as empresas.

O compartilhamento dos serviços com outras companhias também gera redução de custos, especialmente quando o assunto é segurança patrimonial.

Por fim, outra grande vantagem do condomínio é que a empresa tem a possibilidade da locação modular, o que permite começar com uma unidade menor e posteriormente investir em uma expansão, conforme crescimento do negócio.

Gostou de saber como funciona um condomínio logístico? Nosso objetivo é sempre trazer conteúdos relevantes como esse por aqui. Se deseja continuar acompanhando o blog, cadastre seu e-mail e inscreva-se na nossa newsletter, para não perder nada do que estamos compartilhando.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço