Você sabe como funciona o transporte colaborativo?

Assim como em muitos outros setores da economia, na logística há sempre um empenho para se conseguir criar uma cadeia sustentável a longo prazo e para melhorar a produtividade, especialmente num contexto em que há um alto nível de competitividade e instabilidade econômica no país.

A ideia do transporte colaborativo vem de encontro a essa demanda, sendo uma alternativa para quem busca aumento na eficiência e redução nos custos.

Vale dizer que os gastos com logística, incluindo estoque, armazenagem e transporte, representam uma parte importante da receita líquida das empresas brasileiras.

No que diz respeito ao transporte, especificamente, é importante destacar que o custo é alto com relação a outros países, especialmente pelo fato de que o modal rodoviário é o mais utilizado, mesmo possuindo custo superior ao aquaviário e ao ferroviário.

Transporte colaborativo

O conceito de economia colaborativa gira em torno do compartilhamento de produtos ou serviços com o objetivo de que mais de uma empresa ou pessoa usufrua dos benefícios. Na logística, a ideia de colaboração visa integrar participantes que buscam agilidade em suas entregas, com veículos rodando com ocupação máxima, eliminando desperdícios. Ou seja, o transporte colaborativo acontece quando é realizado o aproveitamento de um mesmo veículo de transporte para realizar um ciclo fechado de movimentação de cargas, visando redução de custos tanto para o embarcador quanto para a transportadora.

Muitas vezes, em uma operação de transportes, o veículo que sai para fazer entregas retorna vazio – ou com cargas que ocupam apenas parte de sua capacidade. O transporte colaborativo pode ser uma estratégia para melhorar o índice de aproveitamento dos veículos, por meio de colaboração organizada entre empresas, resultando em ganho operacional e financeiro.

Implementação

É importante destacar que, para a implementação prática do transporte colaborativo, é fundamental recorrer aos recursos tecnológicos disponíveis hoje em dia, para que seja possível analisar os fluxos de carga da empresa e obter domínio da operação. Uma opção é o uso da torre de controle, capaz de oferecer ferramentas para o monitoramento da operação e uma gestão de logística integrada.

A torre de controle funciona como uma central de informações e decisões para a logística, facilitando a tomada de ações de modo mais rápido e eficaz, graças à visibilidade operacional que oferece. Isso é imprescindível quando o assunto é logística colaborativa.

Por meio de tecnologias como TMS, ERP, rastreamento e comunicação com o motorista, a torre de controle permite melhor gerenciamento e execução dos processos, permitindo a captura de sinergias e aperfeiçoamento dos fluxos logísticos.

Além disso, para uma gestão eficaz do transporte colaborativo é necessário considerar a possibilidade de que os múltiplos agentes combinem suas malhas logísticas em um único BI (Business Intelligence) para facilitar o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações. As soluções de transporte devem estar focadas em obter resultados excelentes na cadeia, num planejamento conjunto entre os parceiros.

Gostou de saber como funciona o transporte colaborativo? Estamos sempre trazendo informações desse tipo em nosso blog e demais canais. Sugerimos que siga nossas redes sociais — LinkedIn e Facebook — para ficar por dentro de tudo o que compartilhamos no dia a dia.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço