Transporte ganha destaque com cenário positivo na exportação de grãos

Empresas do setor de transporte em todo o país têm sentido o crescimento da demanda nos últimos tempos. Um comparativo entre os dados de 2020 e os de 2021 confirmam isso – considerando os meses de janeiro a junho, no Brasil houve um aumento de 67,5% no volume de fretes rodoviários.

Ao analisar esse fenômeno, fica claro que um dos principais responsáveis é o agronegócio, especialmente a exportação de grãos. O agro brasileiro tem alcançado posições de destaque no mercado internacional, tanto no que diz respeito à produção quanto à exportação de produtos.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por meio de produtos como carne, milho, algodão e soja, o Brasil saltou de uma participação de US$ 20 bilhões para US$ 100 bilhões em dez anos.

Por causa disso, existe a expectativa por parte tanto da Embrapa quanto dos profissionais do setor de transporte de cargas que ocorra uma ampliação na contribuição para o abastecimento mundial, a tal ponto que o país possa se tornar o maior exportador de grãos do mundo em um período de cinco anos.

O agronegócio

Nem todo mundo está ciente da importância do agronegócio para a vida do ser humano de um modo geral, para a economia brasileira e para o abastecimento mundial. Por isso é necessário enfatizar a responsabilidade dos setores de agricultura e pecuária, que fazem com que todo alimento chegue às mesas da população.

Vale ainda destacar que o agro envolve uma grande rede de profissionais em sua cadeia de produção, ou seja, também tem um importante papel na geração de empregos. Como exemplo, podemos citar os agricultores, médicos veterinários, nutricionistas, fabricantes de maquinário, transportadores e lojistas.

Enfim, podemos dizer que o agronegócio garante a nossa segurança alimentar – e de todos os outros países que importam nossos produtos.

Transporte

Com o grande crescimento da fabricação agrícola e a perspectiva de o Brasil se tornar líder como produtor e exportador no mercado internacional, consequentemente outro setor também deve crescer para suportar a demanda: o de transporte e logística.

Inclusive, as empresas de transporte precisam se preparar para adequar suas estruturas e investir em novos equipamentos, pois o aumento da demanda traz consigo o aumento da responsabilidade. Afinal, a condução dos produtos não pode afetar a qualidade dos alimentos, o que colocaria em risco a saúde dos consumidores.

O aumento da oferta de grãos, principais produtos quando o assunto é exportação, exige atenção especialmente por parte do modal rodoviário, principal meio utilizado para grande parte do escoamento dessa produção.

As empresas que desejam operar nesse fluxo precisam estar prontas para oferecer condições competitivas e conseguir otimizar suas operações. A utilização de veículos com maior capacidade de carga, por exemplo, pode ser um diferencial para quem deseja se destacar na área.

Antes de ir embora, queremos fazer um convite: se você considera nosso conteúdo relevante, cadastre seu e-mail e inscreva-se na nossa newsletter. Dessa forma, você receberá novidades sobre o mercado de logística e não perderá nada do que estamos compartilhando por aqui.

 

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço