Tecnologia 5G na logística

O uso de automação e novas tecnologias na logística não é novidade, e a cada dia mais inovações chegam ao mercado, com o intuito de expandir as possiblidades e oferecer ao setor mais agilidade e praticidade nas rotinas.

Atualmente, são grandes as expectativas com relação aos efeitos e impactos do 5G, que estará disponível em todas as capitais do Brasil a partir de julho de 2022. Considerando um cenário de crise nas cadeias de suprimentos mundiais e constante preocupação no segmento logístico por causa da crescente demanda por determinados tipos de produtos e matérias-primas, especula-se como o 5G pode ser a solução de alguns desafios.

Continue lendo e entenda melhor o que é 5G e que aplicações ele pode viabilizar para a logística.

O que é 5G?

Podemos definir o termo como uma nova geração de rede de internet móvel e de banda larga, uma evolução da rede atual, que é a quarta geração, conhecida como 4G. O 5G promete ser uma rede mais veloz e mais potente, além de mais inteligente, causando menos impacto ao meio ambiente.

As tecnologias utilizadas hoje em dia exigem mais em termos de conectividade, como mais velocidade de conexão e baixa latência. A expectativa é que a velocidade do 5G seja até 100 vezes superior à do 4G e que sua aceitação de volume de dispositivos conectados a uma mesma antena sem perder a estabilidade seja 200 vezes maior do que no 4G.

Impactos da tecnologia 5G na logística

Com o uso do 4G, o segmento já consegue avançar em termos de redução de tempo e de custos, mas a transformação digital ainda esbarra em alguns limites, especialmente por causa da falta de uma infraestrutura de conectividade que ofereça velocidade, capacidade de absorver a conexão de vários dispositivos e baixa latência.

A baixa conectividade é, por exemplo, uma barreira para a adoção de dispositivos IoT e para o analytics em tempo real. A expectativa é que o 5G consiga viabilizar um mercado de redes de sensores baseados em IoT que chegará a um valor de quase $ 2 trilhões.

Ao utilizar uma infraestrutura com conectividade mais robusta, o setor de logística se beneficiará de aplicações e soluções no que diz respeito a cálculo de rotas, monitoramento de tráfego e sistemas para gerenciamento de trânsito e escolha por modais.

Na área de armazenamento, o 5G tornará mais acessível a implementação de robôs. Além disso, permitirá que sensores façam um controle de temperatura mais frequente nas cargas que exigem mais necessidade de monitoramento, como medicamentos e vacinas.

No quesito gestão de frotas, a comunicação com os motoristas poderá ser feita em tempo real, facilitando o monitoramento de dados como tempo, rotas, velocidade, performance de componentes e consumo de combustível.

Quanto ao monitoramento de cargas, os updates poderão ser contínuos, reduzindo problemas de falta de visibilidade sobre a cadeia de suprimentos.

Por fim, estima-se que o 5G poderá aprimorar a performance da etapa final das entregas, com a criação de soluções como uso de drones e robôs.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o uso da tecnologia 5G na logística, queremos te convidar para ler outro de nossos artigos, que explica como funciona um condomínio logístico.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço