Queda no número de roubos de cargas

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) divulgou o Panorama Nacional referente ao ano de 2020 com relação ao roubo de cargas no Brasil. Esse levantamento é realizado e divulgado pela entidade desde 1998, visando contribuir para a busca de soluções para esse problema que é considerado um dos mais graves enfrentados pelo transporte rodoviário no país.

Os dados do ano passado revelaram que, no Brasil, registrou-se um número de 14.159 ocorrências de roubos de cargas em comparação com o ano de 2019, onde foram registradas 18.382 ocorrências, havendo uma queda de 23%.

Apesar dessa queda, os números ainda assustam, afinal, estima-se que os prejuízos do setor chegam ao valor de R$ 1,2 bilhão.

Estatísticas

A NTC&Logística baseia-se em fontes formais e outras informais, consideradas altamente confiáveis para compilar e analisar os dados do setor de transporte rodoviário. O levantamento divulgado anualmente é considerado uma referência para transportadores, veículos de imprensa, organismos públicos e até instituições policiais que se empenham em encontrar soluções para melhorar a segurança no transporte de cargas.

O ano de 2017 registrou a maior ocorrência desde que esse monitoramento começou a ser feito. Na ocasião, o Brasil chegou à marca de 25.950 casos de roubo. De lá para cá, a cada ano houve uma queda maior, 22.200 casos em 2018, 18.400 em 2019 e 14.150 em 2020.

Sobre essa diminuição nos registros, Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística declarou: “Desde 2017, onde tivemos o maior número de ocorrências desde que nossa área de segurança vem monitorando, estamos acompanhando uma redução e isso é positivo, mesmo assim, estamos falando de milhares de roubos em todo o Brasil. A NTC juntamente com os órgãos públicos e privados vão continuar trabalhando para que esses crimes não aconteçam mais”.

O Coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da entidade e responsável por esse levantamento, acredita que essa queda no número de roubos está relacionada com o alto investimento que as empresas vêm fazendo em tecnologias e em medidas de segurança. O assessor também aponta o 07maior rigor com que os órgãos de segurança pública têm trabalhado no combate aos delitos.

Ocorrências

O Panorama de 2020 apontou que, assim como nos anos anteriores, a região Sudeste é onde ocorre o maior número de roubos com uma marca de 81,33% das ocorrências. A região Sul ficou em segundo lugar, marcando 8,89%. Em seguida aparecem as regiões Nordeste com 6,66%, Centro-Oeste com 1,91% e a região Norte com 1,21% dos casos.

Com relação aos produtos mais visados pelos ladrões de cargas, encontram-se os produtos alimentícios, combustíveis, bebidas, artigos farmacêuticos, autopeças, cigarros, eletroeletrônicos, defensivos agrícolas, têxteis e confecções.

Embora o número ainda seja preocupante, a expectativa é de que a queda continue progressiva, com o trabalho dos organismos policiais e o empenho das transportadoras em investir em processos de gerenciamento de riscos.

Se você gostou desse conteúdo, acreditamos que também poderá se interessar pelo nosso artigo em que falamos sobre inovações de equipamentos de transporte. Não deixe de conferir!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço