Primeira operação de cabotagem de fertilizantes no Brasil

Nesse mês de agosto (2022), uma empresa de fertilizantes tornou-se pioneira ao realizar uma operação inédita no Brasil: o envio de fertilizantes a granel via cabotagem, partindo de Rio Grande (RS) e chegando em São Luís (MA).

A Yara, uma das maiores produtoras de fertilizantes da atualidade, considerada líder mundial em nutrição de plantas, enviou uma carga de 15 mil toneladas de sua linha de fertilizantes especiais, chamada YaraBrasa, para serem distribuídos aos agricultores do Matopiba, visando oferecer a eles acesso a soluções nutricionais de alta tecnologia.

A iniciativa surgiu como uma forma de driblar os desafios logísticos de um trajeto como esse. Por rodovia, a carga de fertilizantes demandaria aproximadamente 400 caminhões, num trajeto de mais de 3 mil quilômetros, o que tornaria a operação inviável. O transporte via cabotagem mostrou-se uma alternativa mais rápida, mais segura e, principalmente, mais sustentável, pois o deslocamento por mar foi feito com somente um navio.

Avanços no setor

A cabotagem ganhou uma nova perspectiva e se tornou uma opção viável graças aos últimos avanços no programa BR do Mar, que possibilitou uma redução da taxa AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Marcante). Além disso, atualmente não é mais obrigatório possuir frota própria para aderir à modalidade.

A região do Matopiba, que inclui Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, plantou na safra 2020/21 cerca de 8 milhões de hectares, de acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Trata-se de um mercado que tem crescido bastante em termos de área plantada no país, e que trabalha principalmente com matéria-prima importada, que tem passado por rupturas nas cadeias de fornecimento por causa da guerra na Ucrânia. Sendo assim, é extremamente benéfico para o país ter a alternativa da cabotagem para o abastecimento da região com um produto nacional.

Investimentos e otimização de operações

Vale destacar ainda que o Complexo de Rio Grande é considerado o maior e mais moderno parque de produção, mistura e expedição de fertilizantes da América Latina, contando com um investimento de cerca de R$ 2 bilhões da Yara. Desse modo, o local se torna um grande polo para que a marca consiga enviar seus fertilizantes para outros portos do país, via cabotagem, e até mesmo para outros países por meio do frete marítimo.

Outra iniciativa da Yara, inclusive, foi a instalação de um shiploader no local, equipamento capaz de permitir o carregamento a granel de fertilizantes diretamente para os navios e possibilitar o transbordo de produtos entre embarcações, o que resulta em otimização da operação, mais agilidade e ampliação no leque de localidades que podem ser atendidas a partir dali.

Gostou de saber como foi a primeira operação de cabotagem de fertilizantes no Brasil? Estamos sempre trazendo notícias e conteúdos relevantes como esse por aqui. Se deseja continuar acompanhando o blog, cadastre seu e-mail e inscreva-se na nossa newsletter, para não perder nada do que estamos compartilhando.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço