Por que utilizar a contagem cíclica?

Em muitos armazéns, é comum a realização de um inventário anual para identificar, conferir a classificação e contar os produtos mantidos pelas empresas de comércio ou indústria.

Esse processo permite a coleta de dados que servem tanto como base para novas estratégias de vendas quanto para gerar informações contábeis.

Apesar disso, é interessante considerar outras alternativas, especialmente para empresas pequenas e médias, que podem ser mais vantajosas que os inventários físicos anuais. A contagem cíclica ou rotativa é uma delas, pois oferece à organização uma visão mais consistente e precisa de seu inventário total e, além disso, ainda ajuda a reduzir as interrupções e custos de administração de inventário.

Acompanhe a seguir como pode ser feita a contagem cíclica e que outras vantagens ela pode oferecer ao seu negócio.

Como é feita

A contagem cíclica consiste, basicamente, como o próprio nome sugere, no registro dos produtos do estoque em um ciclo no qual serão contados em intervalos regulares. Ela pode ser realizada de diferentes maneiras, mas existem três que são bastante utilizadas.

A primeira delas é a contagem cíclica ABC, que se baseia no princípio de Pareto, considerando que 20% das referências representam 80% das vendas. Nesse modelo, a categoria de rotatividade é atribuída para uma referência levando em conta a frequência de vendas.

Outra maneira é a contagem cíclica de grupo, na qual a empresa escolhe alguns SKUs para inventariar várias vezes ao longo de um período curto de tempo. Um SKU (Stock Keeping Unit) é uma espécie de código utilizado em cada unidade de produto para identificá-lo no estoque, podendo levar em conta especificações, cores e tamanhos, por exemplo.

Esse tipo de contagem é bastante útil para melhorar a agilidade dos processos na empresa e ajudar a localizar erros de contagem.

Por fim, pode ser feita também a contagem cíclica aleatória, utilizada quando não existem características relevantes que façam diferença, de modo que os grupos são criados aleatoriamente.

A contagem contínua e cíclica geralmente é feita dividindo o inventário em partes. Enquanto no inventário anual a empresa para tudo para focar em realizar a contagem de todos os seus produtos de uma vez, no modelo cíclico isso pode ser feito por dia, por semana ou por mês.

Vantagens

Em comparação com os inventários anuais, algumas vantagens são percebidas na implementação da contagem cíclica. Dentre elas, podemos citar o fato de ela ser mais específica e permitir priorizar produtos em grupos considerando seu valor para a empresa. Além disso, trata-se de uma contagem escalável, pois a divisão em ciclos menores e manejáveis permite que a empresa consiga realizar o trabalho em seu próprio ritmo, sem precisar pausar todas as suas operações.

Por fim, vale destacar que a contagem cíclica proporciona à organização um melhor conhecimento das referências armazenadas e ajuda a reduzir problemas como risco de falta de estoque. É uma forma de simplificar o trabalho de inventário e agilizar a detecção de erros e suas correções.

Agora você já sabe por que utilizar a contagem cíclica. Se esse é um assunto do seu interesse, não vá embora ainda. Temos diversos outros artigos que podem ser úteis, como o que explica a importância da intralogística. Não deixe de conferir!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço