Inovações de equipamentos de transporte

Nos últimos anos, o mundo vem passando por uma transformação tecnológica impressionante. Cada dia surge uma novidade de como softwares e novos equipamentos são criados para melhorar os diferentes tipos de trabalho. E no setor de transporte não poderia ser diferente.

Diversas inovações vêm surgindo para otimizar as operações, como ferramentas de monitoramento de cargas, rastreadores, softwares de gestão, sensores e alertas de perigo, de fadiga, de colisão, e por aí vai.

Visando mais produtividade, segurança, eficácia e economia, o setor de transporte e logística em alguns países já conta com drones de carga, táxis autônomos e trens de levitação magnética.

Algumas indústrias também estão trabalhando em novos modelos de caminhões, para oferecer uma frota mais tecnológica para transformar ainda mais o setor de transporte.

Como para outubro desse ano está previsto o maior evento do setor na América Latina, o Salão Internacional de Transportes (Fenatran), a expectativa é de que ocorram lançamentos já aguardados há algum tempo, como os modelos elétricos e com motores a gás. Confira algumas dessas inovações previstas para 2021:

Caminhões a gás

Embora ainda não esteja claro qual será o modelo, estima-se que a Iveco esteja fazendo, em Sete Lagoas/MG, um caminhão a gás. A marca já oferece na Argentina o modelo Tector 160E21 e no Chile o modelo Stralis a gás, que não é mais fabricado no Brasil. Para 2021, a Iveco também tem o lançamento do Daily City.

No ano de 2020 teve início a venda de caminhões movidos a gás (GNV, GNL e biometano), e o bom resultado faz com que a Scania deseje aumentar a família, apostando em uma nova versão, com maior potência e torque. A marca, bastante tradicional nos segmentos de bitrem e rodotrem, pretende atender operações com o caminhão 6×4 com o Scania a gás com motor de maior cavalagem.

Caminhões elétricos

Para 2021, a Mercedes-Benz, do grupo Daimler, pretende dar início à produção de seu primeiro caminhão elétrico, o eActros, primeiro modelo feito em série na fábrica de Wörth, na Alemanha. A previsão é de que em 2022 a marca inicie a produção do eEconic.

Em 2016, no Salão de Hannover, na Alemanha, o eActros foi apresentado, e em 2018 começaram os testes práticos do modelo. Os protótipos foram aprimorados para que, agora, o modelo pudesse começar a ser produzido em série. Os testes apontaram que o eActros elétrico, com autonomia de cerca de 200 km, tem performance similar à de caminhões com modelo a diesel e tem bom desempenho na distribuição urbana de cargas pesadas.

Já o eEconic, segundo caminhão elétrico da Mercedes-Benz, terá foco em operações urbanas com rotas curtas, de até 100 km, e poderá ser aplicado em coleta e descarte de resíduos.

No mercado brasileiro, outras duas marcas já estão apostando em modelos elétricos. Caso da chinesa JAC Motors, com o caminhão elétrico iEV1200T, modelo urbano com foco em operações de coleta e distribuição de mercadorias.

A BYD, também chinesa, já lançou o T8 4×2, modelo elétrico usado para coleta de lixo. E também para 2021, a Volkswagen pretende lançar o e-Delivery, fabricado em Resende, Rio de Janeiro. Para esse ano ainda há a expectativa do lançamento do Tesla Semi, caminhão elétrico da empresa norte-americana de Elon Musk, que promete autonomia para até 965 km rodando com toda sua capacidade de carga, de mais de 36 mil kg.

Gostou de saber mais sobre as inovações nos equipamentos de transporte? Nós, da TMT, também investimos em tecnologia e trabalhamos para otimizar os processos de logística em empresas. Para saber mais, entre em contato conosco. Será um prazer atender você!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço