Entenda o que são dark stores

Não é novidade que a pandemia de Covid-19 trouxe diversas mudanças para o comércio e o setor de logística. Com o grande crescimento das compras online, cresce também o número de consumidores que querem acesso cada vez mais rápido aos produtos que estão comprando.

Para conseguir suprir as novas demandas, muitas empresas estão se reinventando e investindo em tecnologia, tendo como seus principais focos satisfação do cliente, agilidade e precisão.

Nesse contexto, surgem as dark stores, que já têm se popularizado em outros países por meio de grandes players do mercado, como Target, Carrefour e Walmart. Este novo modelo de rede de distribuição pode ser uma excelente alternativa para marcas que desejam estar mais próximas fisicamente de seus clientes, sem precisar investir na estrutura de uma loja física tradicional.

Acompanhe a seguir o que é uma dark store e quais são suas vantagens.

O que é dark store

A tradução literal dessa expressão é “loja escura”, o que já explica um pouco do seu formato. Afinal, estamos falando de uma loja que é fechada ao público, destinada exclusivamente para que sejam armazenadas, separadas e enviadas as mercadorias que são vendidas online.

A diferença de uma dark store e um centro de distribuição tradicional é que a primeira tem um tamanho reduzido e fica situada em grandes centros urbanos, perto de onde estão os clientes. Dessa forma, é possível conseguir realizar entregas do tipo “same day delivery” (entrega no mesmo dia) ou “next day delivery” (entrega no dia seguinte à efetivação da compra).

A proposta da dark store é reduzir a distância entre os consumidores e os produtos, armazenando as mercadorias num layout semelhante aos das lojas tradicionais, permitindo agilidade na separação e envio.

Vantagens

Além de mais agilidade nas entregas e, consequentemente, melhor experiência de compra para os clientes, as dark stores oferecem outras vantagens às empresas.

Uma delas é o fato de que é possível aproveitar lojas físicas que estão em pontos estratégicos para entregas em centros urbanos, mas não estão exatamente em pontos de muito movimento, o que pode significar um aluguel mais barato.

Além disso, há uma considerável redução nos custos de transporte — o que também significa redução nas emissões de carbono e nos impactos ambientais decorrentes do transporte de cargas.

Por fim, vale destacar que a implantação e operacionalização de uma dark store tem um custo reduzido se comparado com o de uma loja física tradicional, o que permite maior investimento em tecnologia e, como resultado, maior eficiência e capacidade de processar, com alta velocidade, um grande número de pedidos.

Mesmo com o fim da pandemia, a expectativa é de que muitos consumidores mantenham a prática de compras virtuais, por isso as darks stores são vistas como uma forte tendência para o futuro do varejo.

Gostou de conhecer mais sobre as dark stores? Estamos sempre trazendo notícias desse tipo em nosso blog e demais canais. Sugerimos que siga nossas redes sociais — LinkedIn e Facebook — para ficar por dentro de tudo o que compartilhamos no dia a dia.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço