Como funciona a reengenharia logística

Muitas vezes é preciso analisar os processos da empresa e identificar aquilo que não está funcionando como deveria, não é mesmo? Em alguns casos, é necessário redesenhar os processos, numa busca por melhorar a competitividade e se adequar ao mercado.

A reengenharia logística é uma estratégia capaz de apontar as alterações parciais ou integrais a serem feitas para a otimização dos processos da cadeia de suprimentos da empresa. Se você ainda não entende muito bem como ela funciona, continue lendo e saiba melhor o que é e como é implementada.

O que é reengenharia logística?

Trata-se de uma série de ações coordenadas que têm como objetivo repensar e redesenhar os processos de negócios de uma organização, visando alcançar melhorias em qualidade, produtividade e eficiência.

A reengenharia logística busca mudar o cenário em que a empresa se encontra, mensurando o desempenho atual e definindo ações capazes de reduzir os custos operacionais, melhorar a produtividade dos colaboradores, aprimorar a qualidade do trabalho realizado, dentre outros resultados esperados.

Para isso, é feita uma análise, revisão e realinhamento de processos, pessoas, equipes e ferramentas.

Como é feita a implementação?

Com a implementação da reengenharia logística, é possível garantir que as alterações a serem feitas sejam as mais adequadas, seja um pequeno ajuste ou mesmo uma mudança radical. Ao identificar erros que estão sendo cometidos, é possível traçar as melhorias e acertos necessários para que a empresa possa se tornar ou voltar a ser aquilo que gestores e clientes esperam e que fará diferença em meio aos concorrentes.

Ao iniciar o processo de reengenharia, a empresa deve fazer uma revisão sobre o uso de seus recursos e identificar onde é possível otimizar operações, para que consiga reduzir custos.

O momento de redesenhar os processos também pode servir para que a empresa consiga definir corretamente os KPIs (Key Performance Indicator) do negócio, ou seja, o que faz parte do universo corporativo de metas e objetivos globais e que identificadores-chaves de desempenho devem ser medidos e considerados.

Ao longo da reengenharia logística também é indicado que sejam identificados os procedimentos menos eficazes para que seja feita a mitigação de riscos que podem ocorrer a médio e longo prazo.

Durante esse processo pode ser necessário até mesmo rever e ajustar a missão, os valores e a visão da empresa, que devem ter como base as necessidades de seus clientes.

Para facilitar toda essa análise, é interessante recorrer a softwares e sistemas que possibilitem o acompanhamento do desempenho de cada setor da empresa. Dessa forma, será mais ágil e eficaz o registro de cada detalhe.

É interessante também considerar o ponto de vista da equipe de colaboradores sobre a organização do negócio, pois a reengenharia trata não apenas de processos, mas também da gestão de pessoas.

Gostou de saber como funciona a reengenharia logística? Estamos sempre trazendo notícias e conteúdos relevantes como esse por aqui. Se deseja continuar acompanhando o blog, cadastre seu e-mail e inscreva-se na nossa newsletter, para não perder nada do que estamos compartilhando.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço