Como evitar atrasos nas entregas

Num cenário de alta competitividade e aumento na demanda por entregas no transporte de cargas, conseguir atender aos clientes com um bom prazo tem se tornado cada vez mais um diferencial.

A agilidade no envio de um pedido é um requisito cada vez mais relevante para os clientes, capaz de cooperar para a construção de uma boa imagem para uma marca e fidelizar a clientela graças à boa experiência. O contrário também é verdade, os atrasos podem prejudicar a reputação de uma companhia e gerar grande insatisfação no público.

O atraso é um dos principais problemas na logística, pelo fato de envolver uma série de fatores. Evitar atrasos nas entregas é uma questão de planejamento logístico e que pode começar a partir de algumas medidas que fazem toda a diferença. Continue lendo e conheça melhor algumas delas.

Aprimoramento dos processos internos

Engana-se quem pensa que os atrasos só têm relação com a etapa de transporte. Na verdade, todos os processos envolvidos podem influenciar no descumprimento do prazo estabelecido. Por isso, é fundamental verificar com atenção e criticidade tanto os processos que apresentam pontos críticos quanto aqueles que são um risco em potencial.

A melhor forma de otimizar os processos internos é adotar ferramentas de gestão, já que existe atualmente uma variedade de recursos tecnológicos que facilitam o trabalho e ajudam na redução de falhas.

É interessante considerar uma análise de alguns pontos específicos, como abastecimento de estoque, cálculo do prazo de entrega, separação de pedidos e planejamento de rotas.

Cálculo de riscos

Toda empresa precisa trabalhar com a possibilidade de imprevistos acontecerem, e no transporte de cargas não é diferente. O bom gerenciamento de riscos na operação logística envolve compartilhamento de ameaças e preparo para identificar facilmente erros e falhas, mesmo em situações atípicas, além de competência para aplicar melhorias e buscar soluções eficientes.

A tecnologia mais uma vez é a melhor alternativa para quem deseja evitar atrasos nas entregas. Com um setor de qualidade utilizando ferramentas tecnológicas de gerenciamento de risco fica mais fácil criar planos e encontrar metodologias de trabalho mais assertivas e preventivas.

Cálculo de prazos

Por mais ágil que uma empresa queira ser para cativar seus clientes, é imprescindível considerar todas as etapas pelas quais o produto terá que passar para conseguir estipular o prazo de entrega capaz de ser cumprido.

Além de levar em conta o tipo de mercadoria e a distância da entrega, é fundamental pensar nas condições da rota e em toda a parte burocrática do processo, como a emissão de nota fiscal, a disponibilidade de veículos e sua capacidade de carregamento, o planejamento da sequência de entregas e demais fatores que compõem a cadeia logística.

Por fim, vale destacar que um recurso que tem ajudado muitas empresas a evitarem os atrasos é o acompanhamento das entregas em tempo real, o que possibilita identificação dos motivos de atraso e comunicação com o motorista para buscar soluções para o problema, de modo que a entrega seja realizada dentro do prazo.

Gostou das nossas dicas? Seguindo cada uma delas será mais fácil evitar atrasos nas entregas. Se esse é um assunto do seu interesse, não vá embora ainda. Temos diversos outros artigos que podem ser úteis, como o que ensina como funciona um condomínio logístico. Não deixe de conferir!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço