Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta a logística e o transporte no mundo?

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, o setor de logística foi seriamente afetado e, desde então, vem tentando se recuperar, buscando superar dificuldades em escala global. Atualmente, mais uma questão tem refletido em seus resultados: a guerra entre Rússia e Ucrânia. O principal impacto do conflito, que já pode ser sentido em diversas partes do mundo, repercute diretamente no custo dos transportes.

Embora a invasão da Ucrânia pela Rússia pareça ser um conflito restrito à Europa Oriental, a situação afeta diretamente as cadeias globais de suprimento. Consequências já têm sido percebidas na América Latina, pois a guerra vem impactando fortemente as importações e exportações de vários países.

Quando o conflito teve início, a expectativa era de que chegasse ao fim rapidamente, mas a situação vem se prolongando há muitos dias e seus efeitos têm se espalhado. Na América Latina, uma das preocupações diz respeito ao aumento dos custos logísticos, especialmente no transporte. Isso graças ao aumento no preço do petróleo e do gás, refletindo no preço final do produto. Mesmo que haja um acordo entre os países envolvidos, ainda deve levar um tempo este reflexo nos altos preços.

Considerando o preço do barril do petróleo do tipo Brent, referência global de cotação, nesse período de guerra chegou-se ao maior valor desde 2008. Isso reflete também na economia e na inflação ao redor do mundo.

Além disso, muitos países têm imposto pesadas sanções contra a Rússia, o que compromete as operações de importação e exportação em muitos lugares. Muitos embarques de mercadorias que já estavam programados precisaram ser cancelados. Muitos negócios com o país que deu início ao conflito foram interrompidos, o que faz com que países exportadores, como Brasil e Chile, fiquem com produtos se acumulando em seus armazéns portuários. Com o fechamento do espaço aéreo russo, também não é possível enviar as cargas por esse modal.

Uma das principais preocupações entre os países latinos exportadores agrícolas é o fato de dependerem de fertilizantes russos em seus negócios. Além disso, há ainda o fato de que a Rússia é um relevante comprador de produtos agrícolas e proteína animal.

Já com relação à Ucrânia, trata-se de um país responsável por abastecer diversos países com gás néon, utilizado para a produção de chips e semicondutores. A nação invadida pelos russos também é um grande exportador de fertilizantes e de grãos, como trigo, cevada e milho. A interrupção de fornecimento já vem provocando aumento no preço de alguns alimentos nos mercados internacionais.

No momento, a previsão de alguns especialistas é que muitos países e empresas ocidentais reduzirão cada vez mais sua dependência da Rússia e passarão a buscar soluções regionais para conseguirem manter o fluxo do seu comércio.

As consequências no médio e no longo prazo da decisão de alguns grandes grupos empresariais de renunciar a seus negócios na Rússia ainda precisam ser avaliadas.

 

Esperamos ter esclarecido sobre como a guerra afeta a logística e o transporte no mundo. Nosso objetivo é sempre trazer conteúdos relevantes como esse por aqui. Se deseja continuar acompanhando o blog, cadastre seu e-mail e inscreva-se na nossa newsletter, para não perder nada do que estamos compartilhando.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço