A importância da intralogística

Ao pensar em logística, na maioria das vezes a grande preocupação das empresas está no cliente. A questão é que os processos internos, ou seja, dentro da própria empresa, podem ser tão complexos quanto os da logística B2B ou B2C.

A intralogística diz respeito aos processos internos de carga, manuseio e transporte de mercadorias, seja entre departamentos ou entre diferentes instalações da empresa. Quando bem aplicada, ela coopera com a redução de prazos de produção e dos custos de armazenamento, além de contribuir para que a empresa consiga mais agilidade na entrega.

Continue lendo e entenda melhor a importância da intralogística dentro de uma companhia.

O que é intralogística?

O trabalho de logística em uma organização exige o gerenciamento de uma grande quantidade de informações relativas à mercadoria, e isso precisa ser feito de forma eficaz. A intralogística diz respeito aos movimentos internos dessas mercadorias, o que inclui recebimento de matéria-prima, envio às linhas de produção, armazenamento e, por fim, a expedição do produto até o cliente.

A ideia é que a empresa, por meio da intralogística, consiga aproveitar bem seu espaço disponível, tanto para ampliar sua capacidade de armazenamento quanto para conseguir realizar um bom controle de qualidade, consumindo os artigos na ordem correta, agilizando seus processos de preparação de pedidos e prestando o melhor serviço possível aos seus clientes.

Para isso, é importante saber utilizar a tecnologia a seu favor. A implementação de automação e inteligência artificial é uma forma de alcançar a execução de movimentos com mais rapidez e precisão, além de menor custo.

Otimização dos processos

Dentre os recursos bastante utilizados atualmente estão a robótica colaborativa, que consiste em uma tecnologia que promove eficiência em todos os processos da cadeia de suprimentos, e a inteligência de dados, com ferramentas que permitem que os gestores conheçam e analisem em tempo real o desempenho do armazém.

Sistemas de armazenamento automáticos e equipamentos capazes de se movimentar aproveitando ao máximo o espaço e volume do armazém também são úteis para proporcionar maior produtividade nos processos. Dessa forma, a empresa consegue mais agilidade e flexibilidade para atender as demandas dos consumidores e se adaptar às constantes mudanças do mercado.

Por fim, também é válido contar com um software de sistema de gerenciamento que permita um controle de todos os recursos do armazém e das tarefas a serem executadas, para facilitar o trabalho dos operadores e conduzi-los a obter um melhor desempenho.

Quais os benefícios para a empresa?

Uma boa organização e uma intralogística eficaz ajudam no desenvolvimento das estratégias do negócio e, consequentemente, na redução de custos. Mas para sermos mais específicos, podemos citar dentre os benefícios:

  • Mais agilidade nas tarefas de armazenamento e preparação dos pedidos;
  • Otimização da mão de obra;
  • Melhor aproveitamento do espaço de armazenamento;
  • Redução do estoque;
  • Mais eficácia no movimento e fluxo de mercadorias;
  • Serviço mais satisfatório para os clientes;
  • Melhor controle dos produtos;
  • Vantagem competitiva para o negócio.

Gostou de conhecer mais sobre a importância da intralogística? Estamos sempre trazendo informações desse tipo em nosso blog e demais canais. Sugerimos que siga nossas redes sociais — LinkedIn e Facebook — para ficar por dentro de tudo o que compartilhamos no dia a dia.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço